segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Temple Grandin


Nome original: Temple Grandin  
Direção: Mick Jackson
Elenco: Claire Danes, Julia Ormond, David Strathairn
Gênero: Biografia/Drama
Ano: 2010


   Filmes biográficos são especiais por trazerem a seu conhecimento pessoas que você jamais conheceria de outra forma. "Temple Grandin" traz a história da personagem de mesmo nome, diagnosticada com autismo e que ficou conhecida nos EUA por projetar mecanismos de tratamento de gado menos agressivos.
   Com apoio da mãe e contrariando as expetativas dos especialistas, Temple entrou na escola e conseguir se graduar e fazer seu mestrado, tornando-se a autista mais importante dos Estados Unidos em termos acadêmicos. O filme mostra sua vida desde a infância, até época em que ela já estava ficando conhecido no sul dos EUA por causa de seus projetos que atualmente são usados na metade dos matadouros americanos.
    A atuação de Claire Danes consegue passar a ansiedade e o desconforto de uma pessoa que se sente invadida pelo social. Além disso, a edição do filme consegue passar a perspectiva da própria personagem, que pensa por imagens e, exatamente por isso, consegue tanto sucesso nas ciências. Vários efeitos são usados para demonstrar como o raciocínio de Temple funciona., com o bombardeamento de imagens a qual é submetida a todo tempo em seus pensamentos. Julian Ormond também faz um ótimo trabalho, interpretando a mãe de Temple que teve que lutar pelo espaço da filha em uma época onde pouco se falava de autismo. O filme em si funciona como uma boa aula de como é a subjetividade autista, principalmente pelas formas criadas pela personagem para lidar com tal estado, como a "máquina de abraços".
      Uma boa obra para se conhecer essa mulher que ainda está viva e inclusive foi eleita pela revista Times como uma das 100 personalidades mais influentes do mundo.
      
     
Conceito: Bom

Nenhum comentário: