segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Looking - o filme


Nome original: Looking
Direção: Andrew Haigh
Elenco: Jonathan GroffFrankie J. AlvarezMurray Bartlett
Gênero: Drama/Comédia/Gay
Ano: 2016

   
A série "Looking" contou, em duas temporadas, a história de 3 amigos gays moradores da badalada cidade de São Francisco. Como forma de encerrar a série, lançaram ano passado o filme de mesmo nome, continuação da história. Assisti as duas temporadas e digo que é uma série extremamente madura e realista, quase um diário de todo gay morador de uma grande cidade.
     Falar do filme aqui é também falar da série, pois o longa pareceu ser simplesmente mais um episódio, continuação da segunda temporada. Mesmos personagens e mesmas histórias de amor mal resolvidas. A grande qualidade de "Looking" é trazer quase todos os embates e questões subjetivas do gay assumido metropolitano. A identificação é tão grande que tive a impressão de ter feito parte da construção do roteiro. Um dos poderes do cinema: você vê que seus problemas e sua subjetividade não são tão singulares quanto pensava.
     No filme, Patrick, o personagem principal, retorna depois de 9 meses a São Francisco para o casamento do amigo. Toda a história se passa em um final de semana (vide o filme "Weekend", do mesmo diretor), no qual ele se encontra com seus amores do passado e se volta a seus padrões de relacionamento: ele tido como o covarde que foge ao sinal do primeiro problema. Uma coisa estranha do filme é a rapidez com que o personagem desenterra as coisas do passado e inclusive "resolve" uma delas, voltando com seu ex. O roteiro ficou um pouco forçado nisso, não tivemos tempo de ver uma transformação sutil. Seria uma forma proposital de mostrar a rapidez e liquidez dos nossos relacionamentos hoje?
     "Looking" continua sendo pra mim um modelo de série realista sobre o cotidiano de nós, gays de grandes cidades. Com ótimas atuações (Lauren Weedman perfeita como a amiga do grupo) e reflexões sobre a homossexualidade contemporânea, a série e o filme são um convite à intimidade dos personagens, que vivem questões tão...nossas.
     
Conceito: Bom

Nenhum comentário: