quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Animais Noturnos


Nome original: Nocturnal Animals 
Direção: Tom Ford
Elenco: Amy Adams, Jake Gylenhaal 
Gênero: Drama/Suspense
Ano: 2016

     
   Obra de Tom Ford não é complexa, mas perturba pela capacidade de inquietar as emoções.
     Susan é uma curadora de arte rica, porém frustrada com seu casamento e profissão. Mesmo sem ter contato com Edward, seu primeiro marido, é surpreendida com uma entrega enviada por ele: o manuscrito de sua obra literária, chamada "Animais Noturnos" e que vai trazer memórias e emoções do passado do casal novamente à tona.
     Pelo trailer, a expectativa que tinha desse filme era de um drama psicológico complexo e denso. Porém, com a rapidez com que o roteiro é arranjado, a experiência se torna mais simples, apesar de deixar o espectador desconfortável pelo suspense constante. Desde o início fica claro que o filme todo será sobre a leitura de Susan da obra de Edward e tudo que ela suscita. A única pergunta que se estabelece desde o início até o final da história é: por que o ex-marido escreveu essa história? Uma vez que essa resposta é respondida (nada difícil), não há mais tantas surpresas, a trama fica explicada e termina do jeito esperado. Meio simplório.
     Mesmo assim, é recomendável pelas boas atuações de Jake Gyllenhaal e de Amy Adams, pela bela fotografia e pelo poder de criar emoções perturbadoras. Destaque também para algumas cenas memoráveis, como aquela na qual a protagonista percebe pela primeira vez um objeto que fazia parte de sua rotina, mas que agora se relacionava com a situação da leitura da obra do ex-marido: o quadro no qual se lia 'VINGANÇA'. Como escutei de um conhecido antes da sessão, é sim só um filme sobre vingança. Mas quem não gosta de uma vingança requintada?
     
Conceito: Bom

Nenhum comentário: