domingo, 26 de outubro de 2008

O Assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford

     
Nome original: The Assassination of Jesse James by the coward Robert Ford
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck
Gênero: Faroeste/Suspense
Ano: 2007


     Jesse James foi um dos maiores bandidos da América e há quinze filmes a seu respeito. Em "O Assassinato de Jesse James...", Brad Pitt interpreta o famoso criminoso, e Casey Affleck (irmão do mais conhecido Ben Affleck), o comparsa e admirador número um de Jesse, Bob Ford. Desde criança, Bob era apaixonado pelos lendários feitos de Jesse James e acaba se juntando à quadrilha aos 20 anos. Dentro do grupo, acaba sendo o preferido de James, até que este começa a desconfiar do comparsa, e com razão. Durante todo o filme, Jesse tenta continuar sua vida de roubos e também lutar contra os traidores a sua volta, que estavam de olho na gorda recompensa oferecida.
     É assim que o enredo é construído, com um excitante supense psicológico graças à pertubadora situação entre Ford e James. Do meio da trama até o final, sentimos o clima tenso entre os dois, tendo em vista que ambos sabiam que estavam com a vida em jogo. Brad Pitt e Casey Affleck não podiam ter atuado melhor nesses papéis, um é misterioso e amedrontante, o outro é inexperiente e patético (bem, na maior parte do filme). Ambos merecem respeito devido a seu trabalho. O filme se passa no século 19, e o cenário é espetacular. A fotografia em certas partes surpreendeu, mas prefiro dizer que o grande sucesso é mesmo das locações e da direção de arte. Todo o enredo vai se desenrolando para o esperado final: o assassinato, cuja cena corresponde à mais pertubadora do longa.

sábado, 25 de outubro de 2008

Sob o efeito da água

     
Nome original: Little Fish
Direção: Rowan Woods
Elenco: Cate Blanchett, Sam Neil, Hugo Weaving, Martin Henderson
Gênero: Drama
Ano: 2005


      Todos nós, em alguma parte de nossa vida, sentimos falta do passado. Ou então, tentamos esquecê-lo. Em "Sob o efeito da água", Cate Blanchett interpreta o papel da australiana Tracy, uma ex-viciada em heroína que agora tem uma vida banal e digamos, fracassada. Apesar disso, a personagem tenta ainda tomar um rumo na sua vida quando o ex-namorado Jonny regressa do Canadá, onde esteve por quatro anos. Com isso, todo o passado de Tracy vem à tona novamente. Desde o início nos damos de cara com um mundo pesado e infeliz da personagem, que é acentuada pela fotografia e filmagem de baixa definição. Ela, sua mãe, seu irmão e o amigo da família, Lionel, estão conectados por um passado remoto (como podemos ver, várias vezes, na filmagem deles na praia) onde conheceram o que pode-se chamar de felicidade. O problema é o contraste entre o passado e o presente na vida de Tracy, onde Lionel está viciado em drogas e sua família deseqüilibrada. Com o retorno de Jonny, várias lembranças de seu passado ainda mais obscuro (mais drogas, acidente de carro...) voltam também. Esse é o cenário e roteiro do drama psicológico que é o tema principal do longa, onde nos deparamos com o arrependimento, a esperança, a dúvida, a solidão, o sofrimento e os erros que cada ser humano está sujeito. Outro detalhe que quase me esqueci foi que todos os personagens têm alguma ligação com drogas, sendo essa o grande assunto do filme. O filme é aberto para várias interpretações, e na minha, não foram as drogas que chamaram mais atenção.
     A obra é caracterizada pela fotografia e filmagem quase como um vídeo caseiro, o que faz com que apreciemos mais ainda as perfeitas atuações dos atores protagonistas, sem exceção. A trilha sonora faz o filme mais denso ainda, e a música "No change, no pace" monta duas emocionantes passagens durante a trama. Destaque para a última cena, na praia, onde o contraste entre o passado e o futuro é evidenciado. Resumindo, "Sob o efeito da água" é um filme que cumpre o que promete e é direcionado a pessoas que realmente apreciam a sétima arte.

domingo, 19 de outubro de 2008

Happy Feet

     
Nome original: Happy Feet
Direção: George Miller
Elenco:Elijah Wood(voz), Nicole Kidman(voz), Robin Williams(voz)
Gênero: Animação/Musical/Comédia
Ano: 2006



     De um modo geral, é uma das melhores animações que já vi. Nos primeiros minutos, você tem a impressão de que é um lixo, mas a partir do momento em que aparece a turma de pingüins descolados, você começa a curtir. Talvez o que canse é o fato de todos os personagens serem parecidos, sem aquela variação criativa que estamos acostumados nesse gênero. O que mais chama a atenção é a trilha sonora, tão presente que posso chamar o filme de musical. Várias músicas são interpretadas pelos pingüins com movimentos que chegam a ser cômicos pela semelhança com os cantores pop que já conhecemos. O roteiro vai ficando interessante com o decorrer da trama e em várias (se não todas) cenas encontramos pingüins. Cantando ou dançando. Sozinhos ou em conjunto.

10.000 a.c.

     
Nome original: 10.000 b.c.
Direção: Roland Emmerich
Elenco: Steven Strait,Camilla Belle
Gênero: Aventura
Ano: 2008



     Surge um longa para ficar ao lado de "Apocalypto" nas locadoras. Para quem gostou deste, é uma ótima sugestão. A trama é sobre a lenda de D'Leh, um caçador de mamutes que lidera um grupo para resgatar seus irmãos de tribo que foram capturados por outro povo que os escraviza. O enredo foi um pretexto para mostrar efeitos especiais excelentes, exceto na cena da caçada do mamute, onde dá pra ver que foi filmado num estúdio de paredes verdes. Tirando isso, conseguiram reproduzir competentemente os matutes, o famoso tigre dentes-de-sabre e umas galinhas gigantes que nem sei o nome. As cenas da contrução das pirâmides também foi fantástica. O filme é útil pra quem quer ver efeitos e cenários legais e também um pouquinho de suspense. Se quiser ver um enredo interessante, esqueça.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Alvin e os esquilos

     
Nome original: Alvin and the Chipmunks
Direção: Tim Hill
Elenco: Jason Lee
Gênero: Animação/Infantil/Comédia
Ano: 2008



     Após o rato cozinheiro (vide "Ratatouille")e o panda lutador (vide "Kung Fu Panda"), surge mais uma animação competente: "Alvin e os esquilos". O filme é com atores reais, somente os esquilinhos sendo animações e é uma boa diversão para quem quer descansar um pouco. Além de ter umas boas cenas e piadas, o filme também tem músicas boas cantadas pelos bichos. Em relação ao roteiro, nada digo porque não é uma grande surpresa (o que é natural e conveniente para o gênero).

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

LIVRO: A Menina que Roubava Livros

     
Nome original: Book Thief
Autor: Markus Zusak




     Mais uma vez encontro um livro onde a história de passa na Alemanha Nazista, mas por incrível que pareça: a menina não era judia. Me pergunto quantas obras não existiriam se não fosse a Segunda Guerra. A história, narrada o livro todo pela Morte, é sobre Liesel Meminger que logo no início é adotada por Hans e Rosa Huberman. Outro clichê esperado não ocorre: não, eles não a maltratam. O livro se passa em quatro anos da vida da garota na cidadezinha de Molching. Durante esse tempo, vivenciamos seu dia-a-dia na juventude Hitlerista, na escola, na rua com os amigos e também no porão da casa com um amigo judeu. No meio disso tudo entra o tema principal: como as palavras são poderosas e podem salvar vidas. E também destruí-las (como Hitler, que tanto sabia usá-las). O que mais chama a atenção é como o autor escreveu com tanta inteligência e originalidade. Jogos de palavras, sarcasmo, humor e diálogo da Morte (a narradora) com o leitor são fantásticos. Dessa experiência posso me lembras de um defeito (que ocasionará outro): algumas partes são descartáveis. As tentativas de injetar mais drama ou sensibilidade na história fizeram-na enfadonha em alguns capítulos e conseqüência disso foi o número excessivo de páginas. Resumindo: é um best-seller espetacular sobre morte, palavras, Hitler, judeus, cotidiano, infância, vida e seres-humanos.

Elizabeth: a Era de Ouro

     
Nome original: Elizabeth: The Golden Age
Direção: Shekhar Kapur
Elenco: Cate Blanchet, Clive Owen
Gênero: Drama/Histórico
Ano: 2008




     Esse não é mais um simples filme de época. "Elizabeth", assim como muitos filmes desse ano, possui uma direção de arte excelente, o que faz com que o filme se pareça com um espetáculo teatral. O tema principal é a vida da Rainha virgem, interpretada pela Cate Blanchet, dividida entre uma árdua tarefa: conciliar a vida de governante e sua vida pessoal-amorosa. O filme também é uma aula de história para quem quer aprender sobre a guerra entre católicos e protestantes e de como a idéias liberais religiosas da Rainha inglesa incomodou vários reinos. Cate Blanchet merece aplausos por sua interpretação. Aliás, toda a produção merece respeito: o figurino, o cenário, a fotografia, o enredo (apesar de simples, focado mais na vida pessoal da rainha). Tudo isso faz de "Elizabeth - A Era de Ouro" um espetáculo digno de ser revisto muitas vezes.

domingo, 5 de outubro de 2008

Os embalos de sábado à noite

     
Nome original: Saturday Night Fever
Direção: John Badham
Elenco:John Travolta, Karen Lynn
Gênero:Musical
Ano: 1977




     Apesar de "Os embalos..." não conter músicas cantadas pelo elenco, o considero como um musical pois possui essencialmente músicas dançadas por ele (ou seja, por John Travolta). O filme se passa na década de 70 quando as discotecas eram a principal diversão das noites. Gira em torno de Mony Manero, um típico garanhão que é conhecido por todos pelo belo talento na dança. A trilha sonora é exclusivamente da banda Bee Gees. Entre baladas e cenas de sexo , Mony conhece Stephanie por quem acaba se apaixonanando. Apesar desse romance, o filme é destinado a quem quer conhecer o repertório de Bee Gees e como eram a dança e as baladas de antigamente. A atuação de Karen Lynn é elogiável, e o filme talvez.

Awake - A vida por um fio

     
Nome original:Awake
Direção: Joby Harold
Elenco: Jessica Alba, Hayden Christensen
Gênero: Suspense
Ano: 2008




     Comparado a outros filmes do gênero, "Awake" traz um roteiro interessante. O riquinho Clay tem um caso com a empregada de sua mãe, Sam. Nos primeiros minutos de filme temos a sensação de estar assistindo um filme do tipo romance perfeito até que Clay se interna para fazer um transplante de coração. O problema é que o azarado, ao invés de adormecer com a anestesia durante o processo, fica consciente e percebe tudo à sua volta. Com isso, descobre inúmeras armações a seu redor. O filme promete grandes surpresas e merece ser elogiado principalmente por elas. Apesar de os atores terem concorrido ao prêmio Framboesa de Ouro, vale a pena ser assistido por aqueles que apreciam o gênero.

Desejo e reparação

     
Nome original: Atonement
Direção: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley, James McAvoy, Romola Garai
Gênero: Drama/Romance
Ano: 2007



     Simplesmente incrível. Sem dúvida, "Desejo e Reparação" é uma nova obra-prima do cinema. A história se passa em um fantástico castelo inglês onde mora Cecilia Tallis com sua família. Apesar de ser uma história de romance, envolvendo Cecilia e seu empregado , Robbie, a personagem mais intrigante é seu irmã mais nova: Briony. No início do filme, um vai e volta no tempo torna o que já era um exemplo de fotografia bem feito mais criativo ainda. Todas as cenas parecem ter saído de um álbum fotográfico de alguma revista devido ao cenário espetacular. Uma reviravolta (causada por Briony) faz com que o jovem casal que nem havia começado uma relação direito se separe e Robbie vá para a guerra. Com uma excelente trilha sonora, um enredo e um final original, o longa mereceu todos os prêmios concorridos no Oscar 2008. A única parte que chegou perto de ser monótona foi a parte onde aparece Robbie na guerra, mas podemos perdoar por causa dos efeitos especiais bem feitos na construção do ambiente.